Quarta-feira, Julho 4

..:: Telespectador é burro ::..

No momento em que escrevo esse post são 21:20 na cidade do Rio de Janeiro.

Sentado na sala de minha casa, dando um tempo para o cérebro descansar da jornada de trabalho de hoje. Vejo passar na televisão a novela "das 8" da Rede Globo. Queria poder estar vendo algo melhor, mas minha esposa assiste essa "coisa" e tentar mudar de canal resultaria em separação.

Bem, o fato é que a cena que passa na novela é algo muito comum nas tramas escritas por autores de novelas da Grobo: a personagem má é esperta e consegue enganar facilmente a personagem boazinha, sempre tola.

Na mesma hora me passa pela mente aquela frase mais que conhecida: "isso só acontece em novela". Mas aí eu paro, reflito e me questiono: por que a personagem má sempre é inteligente e a personagem boa sempre é uma verdadeira topeira?

Chego a pensar que existe um modelo de script de novelas e que os autores precisam apenas preencher as lacunas com os nomes das personagens e lugares onde se passa a história.

Toda vez que assisto uma cena de alguma das novelas que passam na Blobo, sinto que seus autores desafiam a minha inteligência, ou melhor, me acham um ignorante.

Bom, depois que o Bonner comparou o espectador do Jornal Nacional ao personagem do desenho animado "Os Simpsons", Hommer, achar que o Q.I. médio de seus espectadores é igual ao de uma samambaia de plástico, deve ser coisa normal.