Send As SMS

Quinta-feira, Maio 19

..:: Cartilha do governo ::..

Uma paródia a cartilha que o governo Lula distribuiu e recolheu rapidamente.

- Caro senhor de excessiva adiposidade e verticalmente prejudicado, faça o favor de levantar os braços. Isto é um assalto!
- O quê? Que palhaçada é essa??
- Palhaçada não! Mais respeito com esses profissionais do circo. O senhor não leu a cartilha do governo? Infelizmente foi recolhida, mas se tivesse lido, demonstraria mais classe e elegância ao se expressar. Veja o meu caso. Era um assaltante medíocre, chinfrim, até essa cartilha me despertar para a importância das palavras. Hoje me considero um profissional do crime mais qualificado. Certamente essa cartilha foi um divisor de águas na minha carreira. Não é muito mais agradável para os ouvidos quando se usa o vernáculo de forma correta? Além do quê, é de bom alvitre tratar as pessoas com cortesia, sem o emprego de palavras chulas ou desrespeitosas. Agora deixemos de conversa. Passe todos os seus pertences de valor, se não quiser receber elevada carga de pólvora em seu avantajado corpo.
- Socoooooorro, ladrão!!!
- Senhor, por favor! Mais respeito! Perceba o preconceito que essa palavra denota. Nem pense em se mexer, e fique com a boca fechada, antes que eu seja obrigado a fraturar seus incisivos, caninos e molares. Preste atenção no que diz a cartilha, que trago sempre comigo, pois considero assaz educativa e elucidativa do ponto de vista sociológico: "'ladrão', termo aplicado a indivíduos pobres. Os ricos são preferencialmente chamados de corruptos, o que demonstra que até xingamentos têm viés classista". Percebeu como seu xingamento está carregado de preconceito de classe? Recomendo a leitura de "O Capital", de Karl Marx para melhor compreensão do tema. Gostaria de discorrer mais sobre essa questão, mas não temos tempo. Queira passar-me o relógio e a carteira, pois necessito desses para a minha subsistência nesta sociedade marcada pela divisão de classes.
- Seu preto comunista, ladrão safado! Sabe com quem está falando?
- Claro que sei! Com uma pessoa politicamente incorreta, mas afortunada materialmente e também espiritualmente, pela iminência de desvendar o mistério que permeia a existência humana. Afinal, de onde viemos e para onde vamos? Em outras palavras, com um "não-vivo".
- Ora, seu macaco...
Não teve tempo de concluir a frase, pois foi atingido por cinco tiros de revólver calibre 38.
- Menos um indivíduo pernicioso à "última Flor do Lácio"!
por Ricardo Noblat