Send As SMS

Quarta-feira, Agosto 8

..:: Máquina do tempo ::..

Saiu em diversos sites científicos: a construção de uma "máquina do tempo" está mais próxima do que nunca. Um professor de física da Universidade de Connecticut, nos EUA, Ronald Mallet, imaginou uma nova forma de se viajar no tempo, muito mais plausível que as pensadas anteriormente.

Segundo ele, dois raios de luz, movendo-se em círculos em direções opostas e a uma velocidade bastante reduzida, poderiam gerar uma distorção no espaço-tempo suficientemente grande para possibilitar uma viagem ao passado.

A teoria foi apresentada em uma conferência sobre astrofísica, no mês passado, e, apesar de um certo ceticismo quanto a questões práticas, não foi colocada em dúvida a exatidão da teoria.

O problema estaria no fato de que, para desacelerar suficientemente a luz, é necessário fazê-la passar por um condensado de átomos bastante frio, próximo ao zero absoluto (-273° C). Até aí, tudo bem, já que isso já foi conseguido em alguns experimentos; mas como fazer para colocar alguém dentro de uma "máquina do tempo" tão fria?

De qualquer forma, Mallet, que sonha com a invenção desde que tinha 10 anos, em 1955, continua trabalhando para colocar a coisa em funcionamento. Ele diz que seu experimento pode se tornar a primeira ponte temporal, possibilitando a viagem de pessoas do futuro para nossos dias. Isso porque, segundo sua teoria, essa "máquina do tempo" só poderia levar pessoas a épocas em que ela já tivesse sido inventada.

[fonte: Magnet]